O que você sabe sobre IPOs?

 

Muitas startups tem como objetivo tornar a empresa publica, ou seja, abrir as ações para o mercado. A sigla definida internacionalmente IPO, significa "Initial Public Offering", o que ocorre de fato é  que uma empresa que tem 100% de cota, divide-se em centenas ou milhares de partes,  assim, cada cota terá um valor oferecido para o mercado,  dependendo do Valuation definido. 

 

Demanda e oferta estão diretamente conectadas resultado do Valuation ou precificação de uma empresa, ou seja se uma empresa que oferece serviços ou um produto que tem uma grande demanda no mercado faz com que o Valuation dessa empresa seja maior. E isso não significa que uma empresa é mais valiosa, na prática essa distinção é muito importante. Duas empresas idênticas podem ter Valuation diferentes se ofertadas em momentos diferentes para o mercado.

 

Outro fator importante é a comparação do setor, ou seja, se já existem empresas do mesmo setor que já tem capital aberto, o Valuation desses empresas influenciará o valor do Valuation do novo candidato. Além da comparação de empresas com o mesmo core business, o Valation do IPO dependerá muito dos projetos de crescimento da empresa, crescimento significa criação de valor.

 

Mas não somente a projeção de crescimento financeiro ajuda a definir o valor de uma Valuation, mais também elementos que fortaleçam a história da empresa, esses elementos como o surgimento da empresa, como os sócios observam o mercado, se o core business tem uma identidade individual com a visão de negocio, tudo isso em conjunto com a tecnologia desenvolvida, inovações do setor e um produto que tenha um impacto direto no setor. 

 

Tech companies, empresas que são totalmente voltadas a tecnologia são as que tem os maiores Valuations, e consequentemente maior capital de investimento. 

Um IPO é um momento emocionante para a empresa, porque isso significa que ela se tornou bem sucedida o suficiente para exigir muito mais capital para continuar a crescer. Muitas vezes é a única maneira da empresa obter dinheiro suficiente para financiar uma enorme expansão

.


Vantagens do IPO para a Empresa 

  • Lucro para os proprietários: Para os proprietários finalmente é hora de tirar proveito de seu trabalho árduo. Então eles costumam vender uma grande porcentagem das ações e assim fazer milhões no dia em que elas se tornam públicas.

  • Atração de melhores profissionais: O IPO também pode permitir que as empresas atraiam os melhores talentos oferecendo a opção de receber ações. Elas podem pagar um salário menor a esses primeiros executivos com a promessa de que eles podem ter um retorno substancial na abertura de capital.

 

Desvantagens do IPO para a Empresa

 

Infelizmente este processo exige uma grande quantidade de trabalho e isso pode distrair os líderes da empresa de seus negócios, o que pode prejudicar os lucros.

  • Processo caro e burocrático: Eles também devem contratar um banco de investimento para ajudá-los com as complexidades do processo, que é bastante caro.

  • Proprietários presos às ações: Em segundo lugar, pode não ser possível que os proprietários da empresa fiquem com o dinheiro da venda de suas ações para si mesmos. Em vez disso, os investidores originais podem obrigá-los a colocar todo o dinheiro de volta no negócio. Mesmo se os proprietários ficarem com ações, eles podem ficar impossibilitados de vendê-las por anos ou até mesmo serem realmente proibidos de vender as ações.


Uma tarefa muito arriscada para muitas empresas seria abrir suas cotas par o mercado de ações, porém todos desafios devem ser encarados com expertise de profissionais do mercado, o que garante uma transformação saudável para os sócios proprietários e os novos acionistas. 

 

É muito importante ressaltar que uma empresa depende tanto da sua gestão interna, porém uma empresa de capital aberto deve se preocupar com os stakeholders, que impactam de forma brutal em uma multinacional ou grande empresa. 

 

www.invoop.com

 

#IPO #Business

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

 POSTS recentes: 
Please reload

 procurar por TAGS: 

© 2016 by Invoop. 

 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon