Afinal, devo contratar alguém para vender minha empresa?

01.11.2017

 

 

         Buscar assessoria de uma empresa ou um profissional especializado para vender o seu negócio pode contribuir consideravelmente no processo de venda de uma empresa. A atividade de venda de um negócio percorre etapas complexas, tornando-se necessário, ainda, investimento de tempo, tempo esse que o empresário nem sempre pode dedicar em função da manutenção da gestão de seu negócio. Sem falar que a falta de conhecimento nesse tipo de transação pode levar o proprietário a situações complicadas e difíceis de serem revertidas.

 

         Business Brokers (corretores de empresa) são profissionais especializados em intermediar compra e venda de empresas. Com competência e profissionalismo que deverão possuir, sabem conduzir a negociação da melhor forma possível, uma vez que estão acostumados a participar ativamente deste delicado processo. Entendem as variantes envolvidas e direcionam esforços para que sejam evitados desgastes comuns dessa atividade, para que haja clareza e transparência nas informações repassadas e para que haja objetividade sem que sejam atropeladas as etapas necessárias.

 

         Buscar um profissional de confiança e competente, com histórico de atuação no segmento, poderá não só dar agilidade à venda em si, como fazer com ela ocorra na maior tranquilidade possível. A questão é que existem muitos profissionais que se dizem corretores de empresas e não estão qualificados adequadamente para tal atividade. Tome cuidado.

 

        Por outro lado, caso o proprietário tenha experiência na atividade de compra e venda de empresas, um corretor de empresas poderá ser desnecessário, seja durante todo processo ou na maior parte dele.  Mas observem que as responsabilidades são muitas e o envolvimento é intenso.

 

Principais aspectos, conhecimentos e atividades durante a venda de uma pequena empresa que deverão ser considerados pelo proprietário:

  • Entender a dinâmica da negociação de maneira impessoal

  • Proteger o seu negócio durante a negociação

  • Ter habilidade e paciência para se relacionar com todo tipo de interessado na compra de sua empresa

  • Não deixar que a venda atrapalhe seu negócio junto a sua equipe, clientes e fornecedores. O sigilo sempre é recomendado

  • Ter disponibilidade de tempo para participar de diversas reuniões e visitas

  • Possuir experiência e conhecimento para elaborar ou avaliar propostas e contratos

  • Dar conta da gestão operacional enquanto a venda segue em paralelo

 

         No Brasil, a profissão de Business Broker é escassa, pouco conhecida e pouco procurada, até porque não existe regulamentação desse profissional. Em muitas cidades brasileiras a intermediação de compra e venda de empresa é feita por corretores de imóveis, contadores, escritórios de advocacia, representantes comercias, entre outros.

Uma das razões que justificam essa realidade reside no fato desses profissionais estarem em maior número no mercado e terem um convívio próximo com donos de empresas e negócios. Muitos possuem uma grande rede de contatos.

 

É verdade que a rede de contatos de cada um desses profissionais será extremamente importante para encontrar um potencial comprador. Profissionais muito bem articulados, conhecedores de empresários dos mais variados segmentos, tendem a poder juntar interesses de maneira ágil. No entanto, a mera aproximação de pessoas não garante um processo de negociação bem-sucedido. A venda até poderá ocorrer, mas haverá riscos durante o processo, no seu desfecho e no pós-venda. Caso o objetivo seja simplesmente uma indicação, deverá o proprietário da empresa acertar um valor exclusivo para essa indicação. Poder ele proceder com as demais atividades da negociação ou contratar outros profissionais para demandas específicas.

 

          Garantir à proteção de informações estratégicas e sigilosas de um negócio a venda, evitar meras especulações que não direcionem a uma negociação de fato, identificar e colocar na mesa de negociação os pontos de extrema importância que, se não forem acordados, poderão gerar complicações futuras, avaliar relatórios, contratos, passivos, ativos, observar todas as atividades que cercam uma empresa, primar para que as informações financeiras da empresa sejam divulgadas de forma real e transparente, são algumas das atividades fundamentais para o êxito de uma negociação justa e em conformidade com os pontos acordados. Nessa linha, pode-se dizer que o business broker competente deverá ser o profissional apto para assessorar esse tipo de negociação. Mas tal profissional não se acha assim facilmente.

 

 

 

* Daniel Machado Coelho integra o time de profissionais prestadores de serviços da Invoop. É especialista em gestão empresarial pela FGV, consultor de empresas em gestão baseada em valor, em avaliação de empresas, consultor membro do Franchising Group que presta serviços especializados para todos os momentos de uma rede de franquias e atua como business broker há mais de 08 anos, com participação ativa intermediando  inúmeras negociações de compra e venda de empresas.

Please reload

 POSTS recentes: 
Please reload

 procurar por TAGS: 

© 2016 by Invoop. 

 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon