COMO OS ESCRITÓRIOS VIRTUAIS E COWORKINGS PODEM AJUDAR VOCÊ, EMPRESÁRIO?

 

O PROBLEMA
 

Situação 1: você está investindo em um novo negócio e está sentado com o arquiteto que fará o projeto de sua futura loja. Falta metragem e não se acha uma solução para distribuir todos os espaços necessários, incluindo o escritório que fará a administração do empreendimento.
 

Situação 2: você é proprietário de um pequeno restaurante e na sua loja não existe escritório para administrar o negócio. Você abre o seu laptop nas mesas de clientes em horários mais calmos e começa a separar notas, abrir os relatórios gerenciais, fazer fechamentos de exercício, verificar contas a pagar entre outras ações necessárias. No entanto, a todo momento chega um funcionário ou fornecedor e você não consegue concluir o que precisava.
 

Situação 3: você é proprietário de um pequeno negócio e realiza o controle das atividades administrativas de sua empresa em sua casa. Entretanto, seus filhos, se não estão pedindo atenção, costumam fazer barulho tirando seu foco. Sem contar as atividades domésticas e os diversos telefonemas com finalidade pessoal que criam um cenário propício para desatenção nas atividades que exigem concentração.
 

PODE HAVER UMA SOLUÇÃO INTERESSANTE
 

Os três casos ilustrados acima retratam situações cada vez mais comum para pequenos empresários, a falta de espaços e ambientes adequados para se dedicarem às atividades administrativas e estratégicas de seus negócios. Com lojas cada vez menores, alugueis cada vez mais elevados, reservar um escritório administrativo na loja ou em uma sala próxima fica cada vez mais inviável.

No entanto, um novo conceito de negócio vem ganhando cada vez mais adeptos entre empreendedores e empresários no pais. São os chamados “Escritórios Virtuais” e “Coworkings”, que dispõem de uma estrutura física e de serviços que são pagos conforme o uso. São locais que oferecem salas ou estações de trabalho, serviços de secretária, atendimento telefônico em nome da empresa, internet banda larga, entre outros. O que difere o primeiro do segundo, é que a proposta de Coworking é mais colaborativa, com uso compartilhado dos espaços e serviços, onde diferentes profissionais e empresários criam um ambiente de sinergia e indicação. O segundo tipo, chamado de Escritórios Virtuais, focam, sobretudo, na locação de espaços de trabalhos individuais, para um profissional ou sua empresa ter privacidade em um ambiente isolado.

O grande diferencial desses tipos de locais é a possibilidade do uso de estruturas prontas e adequadas com investimentos iniciais e de manutenção bem inferiores ao que seria aportado para ter uma estrutura semelhante, mas própria. Além disso, o usuário pode usufruir de serviços de secretárias, a baixo custo, que podem tornar o negócio mais profissional deixando o empresário apto para se dedicar às atividades fins de sua empresa, como desenvolvimento de produtos, vendas, marketing, controles, entre outros.

Nas duas possibilidades, sobretudo a de Coworking, haverá outros empresários e profissionais que poderão ser acionados para atender uma demanda específica, criando assim uma importante rede de contatos próximos. Designers, consultores financeiros, de marketing, advogados, contadores poderão estar ao seu lado quando você precisar.

Se a falta de espaço e ambiente adequado para gerir as rotinas administrativas e estratégicas do seu negócio vem afetando sua empresa, pesquise sobre essas modalidades de serviços e verifique se não há uma unidade próxima de seu negócio. Você poderá se surpreender positivamente com a redução de despesas, melhoria no foco empresarial e ganho de qualidade em determinados serviços com o uso de Coworkings e Escritórios Virtuais.

Você poderá buscar uma dessas estruturas próxima de sua loja, contratar um plano de uso e serviços mais adequado ao seu caso, utilizar o espaço por você, seu gerente e sua equipe em reuniões para que se tenha concentração e foco em determinadas atividades gerenciais, acionar um profissional próximo para apoiá-lo em um caso específico do seu negócio. A utilização desses espaços pode gerar grandes benefícios para a sua empresa.

 

Se você tem uma dúvida, uma crítica ou sugestão envie um e-mail para contato@invoop.com. Será um imenso prazer contarmos com sua colaboração e, assim, tornarmos nosso conteúdo mais adequado à comunidade Invoop.

 

* Daniel Machado Coelho integra o time de profissionais prestadores de serviços da Invoop. É especialista em gestão empresarial pela FGV, consultor de empresas em gestão baseada em valor, em avaliação de empresas, consultor membro do Franchising Group que presta serviços especializados para todos os momentos de uma rede de franquias e atua como business broker há mais de 08 anos, com participação ativa intermediando inúmeras negociações de compra e venda de empresas.

Please reload

 POSTS recentes: 
Please reload

 procurar por TAGS: 

© 2016 by Invoop. 

 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon