O LUCRO NÃO É O MELHOR INDICADOR DE RESULTADO PARA EMPRESAS

 

Se a gestão de seu negócio tem no lucro o principal referencial, você pode estar deixando de considerar outro indicador ainda mais importante, o valor de sua empresa.

 

Muitos empresários praticam o monitoramento sistemático das receitas, custos e despesas e assim, por consequência, da lucratividade de seus empreendimentos. Atividades essas de extrema importância para o planejamento estratégico do negócio e suas finanças. No entanto, uma outra referência, determinada por uma metodologia de alto impacto, pode contribuir ainda mais para a gestão do negócio.
 

Qual o valor atual de sua empresa?
 

A gestão atual de sua empresa direciona esforços para criação de valor?
 

Quanto de valor foi criado ou destruído no último ano para sua empresa?
 

Se você é proprietário não sabe as respostas para as questões postas acima é melhor você rever sua gestão e incorporar novos conceitos e metodologias.
 

A Gestão Baseada no Valor - GBV consiste em uma ferramenta, uma metodologia de forte impacto que vem sendo utilizada cada vez mais pela moderna gestão econômica e financeira de empresas. Trata-se do monitoramento sistemático e estratégico dos indicadores de resultado que influenciam o valor dos negócios. Utilizando o Fluxo de Caixa Descontado (VALUATION) como elemento central, que indicará o valor da empresa, os gestores passam a compreender esse método, os elementos que o compõem e ajustam planejamentos, estratégias e ações visando, de fato, construção de riqueza para seus empreendimentos.

Muitos gestores de rede têm no lucro sua principal preocupação. Tal indicador não permite uma correta interpretação de geração de valor para o negócio. O direcionamento de ações voltadas para o valor da empresa garante uma perspectiva mais eficiente, tornando-se, assim, uma importante e adequada ferramenta para a avaliação da evolução do negócio.

 

O VALUATION COMO PONTO DE PARTIDA
 

Há quem pense que a investigação do valor de um negócio só se faz necessária em casos de venda, fusão e aquisição de empresas, dissolução e ruptura societária, liquidação de negócios. Esses empresários estão deixando de considerar o maior benefício de se fazer e compreender o Valuation como ferramenta de gestão, com o uso da Gestão Baseada no Valor, que é a busca pela construção de riqueza para negócios.

O mercado empresarial brasileiro é dinâmico, setores como franchising estão extremamente aquecidos e se solidificando cada vez mais. O número de operações de venda, aquisição, fusão cresce consideravelmente nos últimos anos. Ainda que empresários não tenham interesse em negociações desse tipo no curto prazo, seria no mínimo prudente acompanhar essas negociações, sobretudo as que tem relação direta com o seu segmento de atuação para poder comparar valores de transações com seu negócio. Para isso ele precisa, ao menos, saber de maneira atualizada o valor de sua empresa, nem que tenha como propósito uma comparação situacional com o mercado e uma preparação estratégica para futuras negociações. Afinal de contas, se algum grupo aparecer no escritório visando negociar sua empresa, apresentando valores, qual parâmetro comparativo existirá na ocasião?

Muito embora o Valuation esteja ligado as operações comentadas anteriormente, seu maior benefício se volta para o aperfeiçoamento da gestão do negócio. Ela contribui de forma significativa para tomada de decisões, para que as ações direcionem esforços para construção de riqueza, não tendo o lucro como a principal referência. Toda a arquitetura financeira que está por trás do Valuation organiza de forma clara e objetiva os indicadores de resultado para seu aperfeiçoamento, além de fazer avaliações de oportunidade entre segmentos de mercado, avaliando riscos.

Um Valuation feito de forma adequada percorre etapas investigativas, de resgate e organização econômico-financeira, pesquisas e estudos setoriais, macroeconômicos, construção de cenários e projeções que ampliam a visão de gestores sobre o negócio e sobre o mercado.

O Valuation permitirá apontar um valor referência para a empresa, identificará de maneira clara e objetiva os indicadores de resultado e fatores de mercado que impactam no valor. Com o advento da Gestão Baseada no Valor – GBV, será possível desenvolver um plano de ação voltado para aperfeiçoar tais indicadores de resultado de maneira a buscar sistematicamente a construção de riqueza para o negócio.

Após 12 meses com ações resultantes da GBV, o estudo de Valuation é refeito para avaliar a construção de riqueza e se o negócio passou para um outro patamar de valor em comparação ao estudo anterior e verificam-se, assim fatores e justificativas para sua evolução.

Se você tem uma dúvida, uma crítica ou sugestão envie um e-mail para contato@invoop.com. Será um imenso prazer contarmos com sua colaboração e, assim, tornarmos nosso conteúdo mais adequado à comunidade Invoop.

 

* Daniel Machado Coelho integra o time de profissionais prestadores de serviços da Invoop. É especialista em gestão empresarial pela FGV, consultor de empresas em gestão baseada em valor, em avaliação de empresas, consultor membro do Franchising Group que presta serviços especializados para todos os momentos de uma rede de franquias e atua como business broker há mais de 08 anos, com participação ativa intermediando inúmeras negociações de compra e venda de empresas.

Please reload

 POSTS recentes: 
Please reload

 procurar por TAGS: 

© 2016 by Invoop. 

 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon